SOBRE
O artista pessoense começou seus estudos na década de 1980, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde descobriu a gravura em metal. Frequentou por seis anos o ateliê de gravura em metal da UFPB. Para pintar, utilizava também o ateliê do NAC — Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB. Mudou-se para São Paulo em meados dos anos 1990, onde participou de exposições e passou a frequentar o ateliê de gravura do Museu Lasar Segall, para dar sequência às suas gravuras, de 1992 a 2003.
Suas principais influências são os artistas Bruce Nauman, famoso por suas “instalações”, Joseph Beuys, Guignard e também Giorgio Morandi, com seu universo intimista. Sobre seus primeiros contatos com o mundo das artes, Walter faz um relato da sua vivência em João Pessoa; “Sou da periferia do Brasil e da periferia da minha cidade. Era eu e minha intuição, aqui na província, contemplava as pinturas dos tetos das Igrejas barrocas como referência. Os artistas que realizaram as pinturas da nossa mais importante Igreja barroca, a de São Francisco, aqui, em João Pessoa, são, em sua maioria, anônimos. Em minha adolescência, as visitas a esta Igreja me deixavam de pescoço duro, de tanto ficar olhando para cima. Depois, corria para casa, para pintar. Continuo a fazer isso hoje”

OBRAS







Bio
Suas obras compõem coleções do SESC, São Paulo, SP; Prefeitura de João Pessoa, PB; Galeria Unama, Belém, PA; Schloss Almoshof, Nuernberg – Alemanha; além de coleções privadas do Brasil, Alemanha, França, New York e Itália. Já expôs em várias cidades do Brasil e também no exterior, como Estados Unidos, México, Canadá, Alemanha, Polônia. Recebeu os seguintes prêmios: 7º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo, SP (1998); Salão de pequenos formatos, Galeria Unama, Belém, PA (1998); Saja Salão de Arte de Jacareí, SP (1997); VII Salão Municipal de Artes Plástica de João Pessoa, PB (1996); IX Bienal Ibero Americana de Dibujo y Estampa – México (1994); 2º Salão Municipal de Artes Plástica de João Pessoa, PB (1987).