top of page
Helena Freddi

Setembro

2025

20 de setembro a 01 de novembro

HELENA FREDDI

Gravuras recentes da artista Helena Freddi em sua terceira individual na galeria.

Curadoria de Ana Carla Soler





Formou-se em Educação Artística - Licenciatura Plena pela FAAP, SP; pós-graduou-se em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP-SP em 1995 e doutorou-se em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) em 2003.

Nos anos de 1995/96 residiu em Milão onde desenvolveu trabalhos gráfico-poéticos no Atelier Quattordici iniciando uma parceria que perdura até o presente momento. Em 2002 cria o HF atelier de gravura em São Paulo, no qual trabalha como artista, professora e consultora para projetos artísticos, em especial na construção de gravuras em grande formato, para o que o ateliê está equipado. Desenvolve atividades acadêmicas ligadas à pesquisa e estudo das técnicas e poéticas gráficas no ensino superior. Foi docente do Curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo de 1999 até 2022 e, atualmente, também ministra aulas em instituições de cultura e arte.

Como artista, trabalha com os sentidos extraídos de uma memória evocada. Neste pensamento encontram-se tanto a experiência da nostalgia quanto do esquecimento, evidenciados pelo corpo representado, pelos textos ilegíveis e os resíduos das matérias que estão no entorno da artista em seu cotidiano.

Participou de exposições no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, entre outras cidades) e no exterior (Milão, Cremona, Bergamo, Granada, Amsterdam, Nova Iorque, Cidade do México, entre outras localidades).

Evas por Helena Freddi


"Algumas imagens são tão emblemáticas que, ao encarnarem um tema, se propagam como um vírus silenciosamente ativo em nossa memória. Desta minha percepção - da existência persistente de certas imagens - é que desenvolvo este trabalho: as Evas são reflexões visuais sobre as imagens que habitam meu imaginário. Realizadas sobre matrizes variadas, as gravações recebem tratamento monotípico que desenham sutilmente o percurso das transformações do entendimento sobre as próprias imagens e,  nesta mostra, apresento cinco exemplares em grande formato que são parte deste trabalho gráfico em desenvolvimento.”

Texto da artista

março de 2014

bottom of page