top of page
Inventario em Andamentos

Março

2007

Inventário em Andamentos

Wladimir Fontes 

“Inventário em Andamentos” 


Gravuras, fotografias e desenhos são os meios utilizados pelo autor para construir um universo particular de imagens onde determinadas figuras recorrem insistentes e enigmáticas: animais, objetos, elementos vegetais, forças naturais como o fogo e a água, figuras religiosas, símbolos em pictogramas, fragmentos do corpo (como dedos e pés), figuras femininas perfiladas, etc. Também presente na maioria dos trabalhos é a mancha de negro produzida pelos meios gráficos em questão, cada um com suas particularidades expressivas (maneira-negra, água-tinta, ponta-seca, fotografia, nankim,carvão, etc), ora formando a figura, como os pictogramas em água-tinta contornados pela luz que forma o fundo, ora espacializando e iluminando a figura em contornos de sombra, ora se apresentando como a própria representação da “noite”. Deste recurso ao uso do negro gráfico, o contraste, seja do fundo que envolve e contorna a figura iluminando-a, seja da figura que absorve a luz do fundo iluminando-se, resulta em uma tensão entre luz e sombra no interior da forma. Outro recurso freqüente na construção das imagens é a associação de estampas ou fotografias para dois fins: para construção de significado associativo como recurso ideogramático, imagem A mais imagem B resulta em imagem C, e também, no caso das gravuras, a associação também se faz entre as estampas para aumentar a dimensão da própria imagem, lançando mão do caráter de produção de cópias dos processos gráficos a partir de matrizes. As fotografias apresentadas nesta exposição foram feitas com câmera digital; as gravuras são em sua maior parte produzidas a partir de matrizes em metal; os desenhos, na maior parte dos casos, funcionam em caráter provisório e intermediário para a realização das gravuras, mas muitas vezes, adquirem qualidades intrínsecas aos meios do desenho que lhe conferem uma relevante particularidade em relação à fotografia e a gravura. 


Abertura 06 de março de 2007, terça-feira, às 19 horas 

Exposição de 06 de março a 20 de abril de 2007. 

De segunda a sexta das 10h às 18h – sábado das 11h às 15h 

Galeria Gravura Brasileira Rua Fradique Coutinho, 953-Vila Madalena, São Paulo- SP Tel: 11.3097.0301 e 3097.9193 

www.cantogravura.com.br 


Wladimir Fontes-currículo 


Nasceu em Fortaleza-CE em 1967. Mora em São Paulo desde 1968. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em Artes pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, é fotógrafo, gravador, e professor de Poéticas Fotográficas no SENAC.


 FORMAÇÃO Teve sua formação como fotógrafo no Museu Lasar Segall a partir de 1983, onde trabalhou como orientador e professor em 1989, participou de diversas oficinas, cursos e workshops de técnica e linguagem fotográfica, como o 1º Núcleo de Linguagem Fotográfica da Secretaria Estadual de Cultura, 1988. Fez Iniciação às Técnicas de Gravura com Claudio Mubarac no Museu Lasar Segall, freqüentou o Ateliê Livre de Gravura do Museu Lasar Segall (1998/1999). Cursou Gravura em Metal no Sesc-Pompéia com Evandro Carlos Jardim (1998/1999/2000). Gravura em metal com Marcelo Grassmann e Arriet Chaim, 1999. Fez “Gravura em Metal como Processo” (2000) com Marco Buti. Participou do workshop Fotogravura com Kenji Ota, 1999, 2000,2004. EXPOSIÇÕES 2007 -“Capharnaum” exposição individual, Oficina da Luz, São Paulo, 2006/2007. 2004/2006 -Participou da exposição itinerante pelos cinco continentes “Deux” organizada pelo Presse-Papier de Trois-Riviére, Quebec, Canadá; 2003 -Participou da Feira de Frankfurt na Alemanha, pela galeria Gravura Brasileira. 2002 -“Madeira e Metal : Gravura Paulista”, Museu do Trabalho, Porto Alegre-RS. 2001 -“Brazilian Printmaker”, Belize. -Gravadores, SESC-POMPÉIA, São Paulo. 2000 -Gravadores, SESC-POMPÉIA, São Paulo. -I Mostra Internacional de Mini - Gravura – Vitória 2000 no MAES- Museu de Arte do Espírito Santo - Vitória- ES. 1999 -“Nuvem”, exposição individual na Galeria Espaço A.C. D’Ávila (ECA-USP)1999. -“Uma roça, um oásis: o atelier de gravura do Museu Lasar Segall”, MLS, São Paulo. - Mostra Rio Gravura – “São Paulo Gravura Hoje” na FUNARTE – Palácio Gustavo Capanema - Rio de Janeiro- RJ. - XIII Edicion do Premio de Gravado “Máximo Ramos”, Centro Cultural Municipal de Ferrol - Ferrol – Espanha 1997 -Fotografia Brasileira Contemporânea- Vilnius- Lituânia. 1995 “Visualidade Nascente”- MAC-USP. 1993 -SESC POMPÉIA - “Fotografia brasileira Contemporânea dos anos 50 aos 90” -Museu Lasar Segall- “Fotografia Construída” 1989 “Velho”, exposição individual, FUNARTE-SP. -“Nômade”, exposição individual, Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo. 1987 “Revelação: Dez Jovens da Fotografia Brasileira”, FUNARTE-RJ 


ACERVOS E COLEÇÕES Possui trabalhos fotográficos nos seguintes acervos, coleções e banco de dados: Joaquim Paiva (Coleção de Fotografia Brasileira Contemporânea), Brasília; Galeria Fotóptica, São Paulo; Parque Lage-RJ e Instituto Cultural Itaú, São Paulo. Tem trabalhos em gravura no Banco de Obras e de Imagens em Gravura do Departamento de Educação Artística e de Artes Visuais da UNIVILLE ( Universidade da Região de Joinville ) , no acervo da Casa do Olhar da Secretária de Cultura de Santo André e Galeria Gravura Brasileira. PREMIAÇÕES Recebeu os prêmios Cidade de Santo André, na I Bienal de Gravura de Santo André 2001 e na III Bienal de Gravura de Santo André de 2005.

bottom of page