Sobreposições - Altina Felício e Helena Freddi
Março
2014

























SOBREPOSIÇÕES
exposição das artistas Altina Felício e Helena Freddi
27 de março a 30 de abril de 2014
Projeto “Olhos D´Água” de 2014 – Altina Felício
Gravuras e gravuras aquareladas -
“Quanto faças, supremamente faze.
Mais vale, se a memória é
quanto temos.
Lembrar muito que pouco.
E se o muito no pouco te é possível
Mais ampla liberdade de lembrança
Te tornará teu dono”
(*) Fernando Pessoa
Estes trabalhos fazem parte do projeto “Olhos D´Água”. A ideia surgiu no ano 2000 quando comecei desenhar no papel com lápis de cor os troncos das árvores.
Gosto de desenhar e nada melhor do que deixar este sentimento chegar até a placa de cobre com a ponta seca, técnica escolhida por afinidade.
As cores em minhas gravuras são da aquarela, técnica que eu também gosto muito.
Algumas imagens que se repetem em meus trabalhos como a onça, os animais brasileiros e outros que invento, a mulher grávida (Geia), fazem parte do meu imaginário, representam símbolos entre a relação Homem-Natureza.
Tenho o costume de utilizar a placa de cobre pelos dois lados e sempre utilizo cada face com três intervenções ora mudando a posição do trabalho, raspando, acrescentando, e nestas sobreposições novas imagens surgem. Faço apenas cinco cópias de cada estampa pois a ponta seca não permite muitas cópias.
Gosto de rasgar minhas gravuras e aquarelas prontas e com os pedaços formar outras imagens. Elas encaminham o meu trabalho futuro. Penso que a gente faz sempre a mesma coisa, apenas vai mudando, assim como toda a Natureza.
Evas por Helena Freddi
"Algumas imagens são tão emblemáticas que, ao encarnarem um tema, se propagam como um vírus silenciosamente ativo em nossa memória. Desta minha percepção - da existência persistente de certas imagens - é que desenvolvo este trabalho: as Evas são reflexões visuais sobre as imagens que habitam meu imaginário. Realizadas sobre matrizes variadas, as gravações recebem tratamento monotípico que desenham sutilmente o percurso das transformações do entendimento sobre as próprias imagens e, nesta mostra, apresento cinco exemplares em grande formato que são parte deste trabalho gráfico em desenvolvimento.”
Texto da artista